SUCESSO OU DIVERSÃO

Caros companheiros de mesa, jogadores e mestres. Estamos aqui para discutir com vocês a diferença entre sucesso e diversão numa mesa de RPG. Acreditamos que essas duas coisas caminham separadamente e podem acontecer ao mesmo tempo. Como todos devem saber, não existem vencedores e perdedores em um jogo de RPG. Logo, concluímos que sucesso e diversão são duas coisas distintas e não são características exclusivas de vencedores. Ex: Um jogador pode vencer e mesmo assim não se divertir (não está gostando da trama, venceu a luta diferente da maneira que imaginou etc.)  Assim como um jogador pode perder e se divertir (teve certeza de que deu o seu melhor, contribuiu para uma ótima cena de interpretação etc.) O sucesso na mesa de jogo depende de vários fatores, inclusive de sorte na hora de lançar os dados. Os personagens podem ter sucesso em determinadas tarefas e falhar em outras, e muitas destas tarefas podem desencadear novas falhas e novos sucessos. O sucesso é, portanto, uma questão de momento. Em certas ocasiões seu personagem será um vitorioso e em outras não. Sem esses momentos de emoção, não poderia haver diversão. A diversão é uma emoção que acontece nos jogadores e muitas vezes independe do sucesso de seus personagens. O RPG só existe se a diversão está presente, do contrário não haveria ânimo para interpretar, concentração para imaginar ou “cosmo” para rolar os dados e conseguir superar as dificuldades dentro do jogo. A diversão é a base do RPG e isso nunca vai mudar.

Infelizmente, nós dos Contos de Prata, bem como vários outros grupos de RPG, vez ou outra, nos deparamos com jogadores que confundem sucesso com diversão. Isso é um erro básico cometido principalmente por jogadores iniciantes e pode ser facilmente corrigido com maturidade e tempo. Esses jogadores acreditam e afirmam com palavras ou ações que não se divertem se seus personagens não conseguirem o sucesso esperado no jogo. Uma pena! Pois, o RPG é um sistema de jogo que desde seu início, foi criado com o intuito de unir e divertir um determinado grupo de pessoas e mesmo que a sorte esteja do lado do “mestre” e aquele “vilão” tenha sucesso em uma determinada cena, sempre haverá outra seção de jogo e novos rolamentos a serem feitos.    


Fica a dica dos Contos de Prata: Mestre, converse com seus jogadores e tente encontrar dentre eles aqueles que possuem tendência a agir desta maneira. Use sua liderança e ganhe a confiança deles. Só assim, estes jogadores entenderão que a oportunidade de sucesso é de quem aproveita e que a sorte não é o fator definitivo para se divertir. Jogadores, animem-se, interpretem e saibam os limites de seus personagens. Só assim, vocês conseguirão se livrar de atitudes individualistas e aprenderão a se divertir até mesmo com o sucesso alheio. É realmente muito chato ter um jogador desanimado na mesa e por muitas vezes, esse desânimo passa para o extrajogo alimentando outros sentimentos negativos que na pior das hipóteses pode até mesmo por fim a boas amizades fora da mesa de jogo. Um abraço a todos e que suas mesas tenham sucesso e diversão!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *