ADVOGADO DAS REGRAS NO RPG

Olá, queridos amigos. Hoje, gostaria de discutir um assunto que sempre surge nos jogos de RPG, o advogado das regras. Você sabe do que estou falando, certo? É aquele jogador que só pensa em si mesmo e reclama de tudo, se aproveitando das regras para se dar bem. Esse tipo de jogador pode ser encontrado em grupos grandes ou até mesmo em grupos menores.

O advogado das regras surge quando um jogador quer ganhar sempre, a qualquer custo. E quando a vitória é impossível, ele quer perder da maneira mais branda possível. É fácil identificar um advogado das regras, especialmente em situações de tensão no jogo, quando o grupo precisa resolver rapidamente um problema. Esse jogador é o primeiro a abrir o livro de regras e afirmar em voz alta que o vilão não pode fazer isso ou aquilo de acordo com algum detalhe obscuro.

Claro que todos querem ajudar o grupo e salvar seus personagens, mas o advogado das regras faz isso como ninguém. Ele consegue encontrar brechas nas regras, e se o RPG não fosse um jogo, essa pessoa seria digna de aplausos. Mas, espera aí! O RPG é um jogo! O advogado das regras precisa se calar e deixar o Mestre narrar a situação da melhor maneira para a cena. Não há problema algum se uma ou mais regras forem modificadas em prol da diversão.

Nós, como jogadores, precisamos limar qualquer jogador que tente ser um advogado das regras. Essa pessoa vai, com certeza, perder horas de jogo discutindo detalhes banais, como por exemplo: “O que acontece com os meteoros depois que eles são lançados com a magia Chuva de Meteoros?” Somente o Mestre pode decidir sobre isso, uma vez que a regra não menciona nada neste caso. Mas cabe ao mestre calar ou, se necessário, convidar esse indivíduo chato e deselegante a se retirar.

Se você, Mestre, acha que um determinado componente material não se aplica à magia escolhida pelo jogador, simplesmente modifique o componente ou exclua-o. Não deixe o advogado das regras mandar no seu jogo, pois ele sempre vai cobrar os componentes de outros jogadores, mas nunca vai se lembrar de diminuir a quantidade dos componentes que ele mesmo gastou.

O jogo é para todos e todos devem se divertir igualmente com as regras expostas no livro e moldadas por você, Mestre. Somente você poderá modificar as regras com o intuito de deixar o jogo cada vez melhor. Lembre-se, o Mestre é o líder do jogo. Faça valer essa liderança e coloque o advogado das regras em seu devido lugar, que é de jogador e nada mais.

Espero que essa discussão ajude vocês em seus próximos jogos de RPG. Lembre-se sempre de que o objetivo é se divertir e criar histórias incríveis juntos. E se você concorda com nossas ideias, por favor, nos apoie seguindo nossa página no facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *